sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Periquitos


Este é o meu periquito Matias!
No estado selvagem os periquitos habitam vastas regiões de paisagens naturais, especialmente na Austrália. A cor predominante é o verde claro. No entanto existem diversas variedades, tais como amarelos, azuis, opalinos de cor canela, verde escuro, de olhos vermelhos, brancos, cinzentos, entre outras.
Já na segunda metade do século XX, surgiram o verde-maçã, verde loureiro e o violeta. Toda esta variedade resulta de cruzamentos entre as espécies, para além de mutações nas raças. Mais recentemente, a ambiação dos criadores é prefazerem os mais variados padrões de cores nos periquitos. É o caso dos periquitos australianos opalinos, onde a espécie apresenta diferentes padrões nas asas e na cauda. Também os periquitos de asas claras (brancas ou amarelas) com um peito de cores garridas, para além do grupo azul de face amarela e as espécies malhadas.
Doenças:
Caso apresentem sintomas tais como: espirros ou ficarem encolhidos na gaiola, é porque estão constipados; nesta situação devem ser mudados para uma gaiola mais pequena, num quarto aquecido (depois de melhorarem não devem ser transferidos de imediato para a temperatura ambiente, para que não tenham recaídas).

1 comentário:

  1. EI???este periquito é meu!É lindo,tem corações em volta do pescoço!É solteiro,e bom rapaz,pois canta muito...há quem diga que canta para chamar as fêmeas,se for isso,coitadito,vai cantar por muito tempo!Mas é um felizardo,tem banheira,um espelho,uma folhinha de alface de vez em qndo,e a espinha do choco para bicar.

    ResponderEliminar

Obrigada por comentar!